4 vantagens do franchising

11/01/2021 Equipe SUPERA

Nos últimos tempos, uma modalidade empresarial que têm apresentado bons resultados é o modelo de expansão de negócios por meio da abertura de redes de franquias. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising, só no ano de 2019, o faturamento do mercado de franquias cresceu mais de 6% em relação ao ano anterior (2018).

Alguns setores como Comunicação, Informática, Educação e Eletrônico foram protagonistas desse crescimento e se destacaram dentro do mercado competitivo nos últimos anos, acelerando a boa performance dessa modalidade.

Neste conteúdo, quero te convidar a conhecer um pouco mais sobre as vantagens de investir no mercado de franquias.

Você vai ler sobre:

  • Principais diferenças entre negócio próprio e franquia;
  • É seguro investir em uma franquia?
  • 4 vantagens de abrir uma franquia.

Continue lendo para saber mais!

Principais diferenças entre negócio próprio e franquia

Muita gente sonha em abrir um negócio. No Brasil, já existem cerca de 53 milhões de pessoas envolvidas com algum empreendimento.  

E na hora de decidir qual investimento fazer, é comum que a dúvida apareça: abrir um negócio próprio, do zero, ou investir em uma empresa que já existe no mercado?

Nessa hora, é importante entender as principais diferenças entre as modalidades para saber qual será a escolha certa a ser feita.

Um negócio próprio requer muito preparo, desde a concepção da ideia até a execução da parte operacional. Isto porque é necessário tirar as ideias do papel, entender se elas são viáveis, calcular custos e riscos para, então, começar a execução do projeto.

Quando um empreendedor abre um negócio próprio, é necessário pensar desde a concepção da marca até todos os processos operacionais e gerenciais que a empresa vai precisar fazer para sobreviver no mercado.

Já aquele empresário que procura investir em um negócio pré-existente, como funciona no modelo de franquias, vai fazer um investimento em um negócio já consolidado, em que a empresa franqueadora disponibiliza todo o know-how necessário para iniciar as operações, bem como suporte para questões ligadas ao funcionamento da empresa.

Quando falamos em negócio próprio, também é importante frisar que o dono do negócio tem total autonomia para fazer quaisquer mudanças, no mix de produtos e serviços, na identidade visual e em outras diretrizes básicas; enquanto quando o investidor que opta por uma rede de franquias precisa obedecer às diretrizes pré-estabelecidas pela unidade franqueadora, pois a marca deve seguir padrões que contemplem todas as unidades.

Em termos gerais, essas podem ser apontadas como as maiores diferenças entre operar um negócio próprio e uma franquia. Mas ainda é necessário que os empreendedores estudem bem cada situação, segmento de interesse e necessidades para decidir, da melhor forma, no que depositar seus investimentos.

É seguro investir em uma franquia?

Quando as pessoas buscam um negócio para empreender, elas procuram, obviamente, por empreendimentos que não ofereçam muitos riscos e, ao mesmo tempo, um bom retorno financeiro.

Para os que buscam investir em uma franquia, é comum que a dúvida apareça: é seguro investir em uma franquia?

De acordo com diferentes portais e especialistas, investir em uma franquia oferece baixo risco, porque o franqueado investe em um negócio que já existe e foi testado no mercado, além de contar com todo o aparato intelectual sobre a marca, seus produtos, serviços e modo de operar, que são oferecidos pela empresa franqueadora.

Para a Associação Brasileira de Franchising (ABF), apenas 5 em cada 100 franquias fecham até o segundo ano de operação, o que representa 5% de taxa de mortalidade. Este quadro é bem diferente do que acontece com muitas empresas que abriram “do zero”, em que o índice de fechamento da empresa pode chegar a 23%.

4 vantagens de abrir uma franquia

Na hora de fazer o investimento, o candidato a franqueado têm muitas perguntas, que devem ser respondidas pelo departamento responsável pela área de expansão da empresa franqueadora.

É importante lembrar que cada segmento possui suas especificidades e cada negócio que se pretende franquear também, e as informações relacionadas a valores, taxas a serem pagas e outros pormenores, precisam ser apresentados ao candidato a franqueado por meio de reuniões e também pela Circular de Oferta de Franquia (COF) – documento apresentado ao candidato que possui todas as diretrizes para franquear a empresa, que são respaldados pela Lei de Franquias.

Porém, existem algumas vantagens que podem ser ditas universais, e que são relacionadas às vantagens de se abrir uma franquia em vez de optar por um negócio próprio. Confira:

  • Produto/serviço já testado no mercado

Diferente de quem opta por abrir um negócio próprio – e do zero –, quem investe em uma franquia tem a chance de canalizar seus esforços financeiros em um negócio já estruturado, que possui um público-alvo definido, diretrizes operacionais preestabelecidas e produtos e serviços já testados, e aprovados, pelo mercado competitivo e consumidor.

  • Suporte

Em uma rede de franquias existem muitos aspectos já estabelecidos e padronizados que devem ser seguidos por toda a rede franqueada para garantir um processo padrão de qualidade. Quem investe em uma franquia tem garantido suporte em diferentes áreas da operação como, por exemplo, contábil, estratégico, comercial e relacionados a comunicação e marketing; e isso é muito positivo para que os franqueados possam dedicar seus esforços às verdadeiras necessidades de crescimento da sua unidade a partir de orientações profissionais e de quem já conhece a marca, produto/serviço de forma integral.

  • Estabilidade

Investir em um negócio já testado no mercado indica maior segurança na hora de fazer um investimento, pois o potencial franqueador recebe todas as informações referentes aos rendimentos já obtidos pela rede quando inicia o processo de aproximação com a marca que pretende investir. Além disso, o mercado de franquias, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising, tem números interessantes de expectativa de crescimento nos próximos anos – além do mercado também apresentar números estáveis mesmo em cenários adversos.

  • Know-how oferecido pelo franqueador

Antes de iniciar o processo operacional de uma franquia, o franqueado passa por treinamentos específicos que servem para capacitar os empreendedores. Além disso, durante todo o processo de compra e implementação, os investidores também são assistidos por equipes especializadas, que ficam responsáveis por passar melhores práticas e esclarecer diferentes diretrizes já estabelecidas pela rede.  

Entender um pouco mais sobre as vantagens do modelo de expansão por meio de franquias é importante para que os investidores saibam mais detalhes sobre como funciona a operação de uma unidade e quais as diferenças em relação aos demais modelos de negócio.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "4 vantagens do franchising"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    66a139fa2f660