11 dicas para evitar erros antes de abrir uma franquia

14/06/2023 Equipe SUPERA

O sonho de muitos brasileiros é ter o seu próprio negócio, porém, isso exige muito planejamento e dinheiro e muita gente opta pelo mercado de franquias para realizar este sonho, já que ele apresenta diversos segmentos que prometem possibilidades atrativas de lucro e retorno financeiro. No entanto, antes de abrir uma franquia, é necessário evitar alguns erros:

  • Investir em um segmento que não gosta

Quando trabalhamos com aquilo que nos identificamos, temos maiores chances de alcançar a satisfação profissional e ter melhores lucros. Por mais promissor que possa parecer o negócio oferecido por determinada franquia, não invista caso não se identifique com o seu nicho de atuação.

erros antes de abrir uma franquia
  • Levar apenas em consideração a marca

A marca pode fazer alguma diferença em um local em que ela não exista, apresentando pequena concorrência, porém, há outras questões além da marca que vão importar no final, como o local escolhido, as necessidades das pessoas que moram na região, entre tantas outras que podem fazer a diferença na compra de uma franquia.

Evite erros antes de abrir uma franquia

  • Não analisar o perfil da franquia

Apesar de ser o sonho de milhares de brasileiros, abrir o seu próprio negócio é algo em que é necessário ter o perfil empreendedor, já que administrar uma franquia é uma tarefa importante em que é fundamental a dedicação para trabalhar até mais do que 8 horas por dia. Afinal, dependendo do tipo de franquia, pode ser preciso trabalhar durante os finais de semana, por isso, é preciso analisar bem qual tipo se adequa melhor ao seu perfil.

O SUPERA ajuda você a empreender com segurança. Conheça agora a franquia de Ginástica para o cérebro!

  • Não montar um bom planejamento financeiro

O retorno financeiro que uma franquia oferece não aparece de uma hora para a outra, visto que a maior parte dos negócios requer investimentos que podem exigir alguns anos para que se possa obter o retorno desejado. Por isso, antes de comprar uma franquia, é muito importante conhecer todos os detalhes da transação e principalmente os valores envolvidos no negócio, montando um bom planejamento financeiro para evitar prejuízos e frustrações.

erros antes de abrir uma franquia
  • Fazer uma avaliação financeira equivocada

Quando se quer abrir uma franquia, muitas pessoas utilizam os dados que a franqueadora disponibiliza para avaliação. No entanto, as expectativas de faturamento apresentados podem ser muito amplas, sendo fundamental estudar mais profundamente os números e verificar se eles podem ser reais para você.

  • Falta de capital de giro

Ainda que uma franquia seja um negócio formatado que só deve ser replicado, isso não significa que ela dará lucro instantaneamente. Portanto, o capital de giro é importante desde o início da empresa, quando ainda há incertezas e também durante seu normal funcionamento. Assim, com um capital de giro, um bom administrador estará preparado para situações que possam vir a acontecer na compra de uma franquia.

Os principais erros antes de abrir uma franquia

erros antes de abrir uma franquia
  • Não fazer a análise correta da oferta e do contrato da franquia

Ao abrir negociações para comprar uma franquia, o futuro franqueado terá acesso à Circular de Oferta de Franquia (COF) e também ao contrato da franquia. Ao ler ambos os documentos, o franqueado em potencial terá todas as informações que precisa para avaliar a produtividade da franquia, podendo verificar se o negócio será realmente vantajoso para ambas as partes. Nunca feche um negócio sem analisar a COF e o contrato com calma.

  • Ponto comercial ruim

O local escolhido para se estabelecer uma franquia precisa levar em consideração vários fatores. Muitas vezes uma franquia de renome não fatura tanto porque ela foi instalada em um local com pouco movimento, sem estrutura, com público-alvo errado ou até mesmo muito próximo a um concorrente direto. Estes fatores podem tornar difícil as vendas e o alcance das metas, fazendo com que não se consiga tirar todo o potencial que a franquia tem a oferecer.

  • Subestimar o treinamento

Antes da franquia inaugurar e começar as suas vendas, um treinamento sempre é feito com o franqueado e seus empregados. É comum franqueados faltarem em parte e até mesmo em todo o período do treinamento e esse é um dos maiores erros que o franqueado pode cometer, já que o item mais importante da compra de uma franquia é o treinamento.

  1. Administrar a franquia à distância

Muitos franqueados colocam gerentes para administrar o negócio, entretanto, este é um erro de sua parte, já que, estar à frente e conhecer o próprio negócio é necessário para as operações fluírem de forma produtiva e lucrativa.

erros antes de abrir uma franquia
  1. Investir nas chamadas franquias relâmpago

As chamadas “franquias relâmpagos” são aquelas que oferecem produtos ou serviços que parecem promissores, mas que podem desaparecer do mercado. Portanto, investir em franquias já consolidadas no mercado e que oferecem menor risco é a melhor escolha.

A Franquia SUPERA

O SUPERA – Ginástica para o Cérebro é uma franquia com anos no mercado que utiliza de uma metodologia exclusiva de desenvolvimento cognitivo. A franquia SUPERA oferece treinamentos de venda, gestão comercial e pedagógica, marketing e mídia, além de suporte online para seus franqueados. As unidades SUPERA demandam baixo investimento, têm alta rentabilidade e rápido retorno sobre o capital investido, além de atuar em um mercado seguro e em constante expansão. Seja um franqueado SUPERA e evite todos os erros listados acima para que o seu sonho de ter o seu próprio negócio se torne realidade.

Invista no SUPERA ainda em 2023 e transforme a educação na sua cidade, conheça mais sobre este negócio AQUI

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "11 dicas para evitar erros antes de abrir uma franquia"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    6673c72c28a84