Multifranqueados: conheça os empresários que reinvestiram no SUPERA
Conforme um negócio amadurece, novas perspectivas de rendimento surgem: seja na possibilidade de diversificar os aportes financeiros e humanos ou mesmo na possibilidade de reinvestir em um negócio que segue dando certo.
Desde sua criação há 15 anos, o Método SUPERA – Ginástica para o cérebro, assiste o fenômeno dos multifranquedos: empresários que, uma vez performando em suas unidades, agarram a chance de reinvestir em novas escolas, em suas regiões ou até mesmo em outros estados.
Durante a pandemia de COVID19 este fenômeno se acentuou, sobretudo com a possibilidade de aquisição de unidades que já estavam em andamento o que tem desenhado um novo cenário de gestão com excelentes perspectivas para empresários que já estão no SUPERA há alguns anos.
Este é o caso da empresária Tathiana Tavares, empresária franqueada do SUPERA desde 2011. Em 2012 a empresária adquiriu a unidade Tijuca e sua segunda unidade, Grajaú, mais recentemente, com previsão de abertura em 2022.
“O que me motivou foi o desejo de aproveitar meu conhecimento no negócio e multiplicar meus resultados. São muitos os benefícios para o multifranqueado, entre os principais está o know-how, o aproveitamento da estrutura de gestão já existente para a próxima unidade, incluindo contabilidade e recursos humanos. Minha principal estratégia é usar de estrutura de gestão que já possuo para otimizar os processos e ter poder de negociação com meus fornecedores e prestadores de serviço. Desejo e irei trabalhar para ter o retorno em até 1 ano ou menos. Meu objetivo mais próximo é alcançar o ponto de equilíbrio em até 4 meses”, disse a empresária.
Com o objetivo semelhante – de multiplicar seus rendimentos aproveitando o Know – How, o empresário Wagner Wilson Giacomello, de 53 anos adquiriu sua primeira unidade ainda em fevereiro de 2016 em Pirituba (SP). A segunda unidade veio 5 anos depois, em março de 2021 com um reinvestimento na rede, desta vez no interior de São Paulo (SP), em Valinhos. No mesmo mês o empresário adquiriu uma unidade na cidade vizinha, Vinhedo (SP). “O SUPERA é um método inovador e consegue ter um bom alcance de vendas que permite ao empresário trilhar este caminho com segurança. No entanto, a motivação de transformar a vida das pessoas movimenta o negócio de forma muito positiva”, avaliou.
No caso de Wagner, o Know – How adquirido em cinco anos de atividade na capital paulista não o blindou de desafios específicos do negócio adaptado as realidades do interior paulista, um desafio rapidamente identificado pelo empreendedor. “Tivemos como desafio a adaptação e adequação das três unidades para que operassem em um único modelo administrativo, considerando que cada região tem um modelo diferenciado. Um outro ponto importante e que nos motiva no reinvestimento são as excelentes projeções de rentabilidade para os próximos cinco anos”, avaliou.
Mais do que seguir a cartilha do franqueador, Wagner tem como regra manter as três unidades em ampla evidência em suas regiões, sobretudo com a realização de parcerias e eventos o que tem contribuído de forma muito positiva aos respectivos negócios. “Mesmo com a distância me mantenho presente em todas as escolas, analisando de perto os números, organizando nossas ações comerciais, parcerias e socialização com os alunos que acabam inevitavelmente indicando o SUPERA e ajudando nossas escolas a crescer”, disse.
Outro excelente exemplo vem da região metropolitana de São Paulo, mais precisamente da empresária Josana Singer, proprietária da unidade SUPERA Osasco Bela Vista. O primeiro investimento na rede SUPERA foi ainda em 2019 com a aquisição da unidade Osasco Bela Vista, inaugurada em março daquele ano.
Em janeiro deste ano a empresária reinvestiu na marca com a aquisição de da unidade SUPERA Santana de Parnaíba em Alphaville. “Com mais segurança e conhecimento da aplicação do método SUPERA vislumbrei a oportunidade de aumentar a minha rentabilidade adquirindo outras unidades na rede. O multifranqueado tem uma oportunidade ímpar na rede SUPERA para gerir seus negócios aproveitando não apenas seu conhecimento na aplicação do negócio, mas também o compartilhamento das equipes o que claro, afeta positivamente o negócio. Acredito que uma boa rentabilidade exige uma escala maior do negócio e assim a otimização de processos e redução de custos”, avaliou.
Aos 39 anos, o engenheiro Guilherme Almeida Francisco e a professora Eudis Silva, já eram multifranqueados do SUPERA. Proprietários da unidade SUPERA em Formosa (GO) e Sobradinho (DF) os empresários reinvestiram novamente na marca com a aquisição de mais uma unidade: SUPERA Planaltina (DF) , que ainda não foi inaugurada. Com motivações parecidas, os empresários também vislumbraram a possibilidade de ampliar seus rendimentos com a otimização de suas equipes na região.
“Percebemos que a aquisição da unidade em Planaltina nos ofertaria a chance de ampliar nossa atuação com a unificação da gestão e a possibilidade de diluir os custos operacionais. Temos excelente projeção para os pós – pandemia e já estamos considerando essa possibilidade de ampliação da nossa atuação como uma forma muito eficaz de recuperar as perdas deste período. Espero enxergar rentabilidade com volume de alunos, por isso acredito que adquirindo mais unidades para aumentar o volume de aluno e diluir custos, possa chegar a uma rentabilidade”, avaliou o empresário, que completou “Estamos reestruturando a equipe após os cortes da pandemia com 02 novos consultores, uma recepcionista e mais 02 educadores. Queremos assim buscar novas matrículas e elevar o número de alunos”, concluiu.
Em 2021 a empresária Rachel Corrêa Friedrich Barreto e Wagner de Faria Couto, proprietários da unidade SUPERA Santo Amaro (SP) também entraram para o time dos multifranqueados da marca adquirindo a segunda unidade, SUPERA Higienópolis (SP). Com conhecimento maior do negócio e possibilidade de expansão do faturamento, os empresários decidiram reinvestir considerando o cenário pós pandemia, que expôs fragilidades sociais, ligadas principalmente ao declínio na performance de estudantes e no isolamento de idosos em todo país. “Percebemos este aumento na demanda e apoiamos nossa decisão no cenário pós pandemia que aponta para uma procura pelo SUPERA por diferentes faixas etárias. Como multifranqueados também consideramos a possibilidade de redução de custos, otimização e integração da equipe e maior velocidade do retorno do investimento e lucro”, disse Rachel.
Formar e manter equipe de talentos continua sendo um dos maiores desafios desses empreendedores bem como manter padrão de qualidade no atendimento e no setor pedagógico da empresa. “É um processo desafiador, sobretudo em uma pandemia, mas existe um potencial que será mais bem explorado após este momento e temos muita confiança nisso. Acreditamos em um cenário promissor visando este novo momento, já que existe uma demanda maior do público em diferentes faixas etárias, não apenas idosos. A adaptação pedagógica no modelo on-line também trouxe grandes benéficos para a franquia. Nosso planejamento se baseia em investir na excelência de atendimento, relacionamento estreito com cada aluno, procurando personalizar a entrega do nosso serviço, de acordo com a necessidade específica de cada um. Ter um plano de fidelização sólido, que também possa reverter em novas indicações de matrículas”, disse.
Com muita confiança e respaldo do franqueador SUPERA a empresária Ana Angélica, proprietária da unidade SUPERA Osasco – Campesina, adquirida pela empresária em 2018, adquiriu, durante a pandemia, sua segunda unidade, SUPERA Jardim Bonfiglioli – São Paulo (SP). “Temos um produto incrível que transforma a vida das pessoas, permitindo qualidade de vida, desenvolvimento de habilidades cognitivas e autoestima, entre outros resultados que vejo todos os dias em meus alunos. Minha maior motivação é ampliar meu polígono de atuação já que duas unidades “fecham” uma região com muito potencial. Também queremos divulgar para um número maior de pessoas nossa metodologia; aumentar rendimentos de prolabore e lucro. A experiência adquirida e os desafios superados, fazem com que o processo de crescimento da segunda unidade seja mais rápido. Além de facilitar a operação com compras maiores, melhor aproveitamento de colaboradores, gerando mais ganhos para os mesmos”, disse.
Com estudo preciso de decisão, mesmo em um momento de incertezas, a empresária já contabiliza resultados positivos. “Com as despesas enxutas e equilibradas e bom desempenho de novas matrículas, já conseguimos um lucro de 25% em um mês e rentabilidade após 2 anos de 16%. Com uma segunda unidade, a perspectiva é que esses números sejam alcançados no primeiro ano. Nossa principal estratégia é a entrada de novos alunos com perda dentro do esperado do que já temos. Com duas unidades é possível otimizar tempo, processos, investimentos e colaboradores, o que com certeza aumentará a rentabilidade. O prazo de retorno do investimento para a segunda unidade é de 10 meses. Estou bem animada e confiante que esse prazo se manterá”, concluiu.
Empresários de muitas franquias
Em todo país dezenas de empresários assim como os citados nesta reportagem assistem seus lucros aumentarem com a possibilidade de adquirir uma segunda franquia no mesmo negócio. Para o Ricardo Branco, especialista em franquias da NX Franquias este fenômeno é relativamente novo no Brasil.
“Os multifranqueados surgiram nos Estados Unidos e agora este movimento começou a acontecer no Brasil. Não é um movimento da pandemia, mas sim um movimento que vem acontecendo onde franqueados da própria rede e de outras redes se unem para fazer a gestão empresarial de algumas franquias. Este movimento também acontece quando empresários se unem para comprar uma franquia de um valor maior adquirindo cotas e unindo forças na gestão do negócio. Tudo isso contribui para que o franchising fique cada vez mais robusto e profissional no Brasil”, avaliou.
Franqueados multiunidades e o amadurecimento da rede
Vanessa Galvão, compliance do franqueador SUPERA no Brasil entende que o aumento dos multifranqueados está diretamente ligado ao amadurecimento dos empresários na rede, um movimento que, segundo ela, veio para ficar. “Nosso franqueado, tem desenvolvido novas habilidades, mas principalmente está mais inteiro no processo de gerir sua equipe, o que certamente é uma das chaves para o sucesso da operação. Quando o franqueado se torna um multifranqueado, ele amplia seu conhecimento no setor, obtendo mais ganhos, ampliando sua visão estratégica e sua capacidade de gestão de negócios”, disse. Ainda segundo ela, uma das vantagens do multifranqueado é diminuir o risco do negócio, ampliando sua solidez e segurança.
“Quando tenho mais operações, meus ganhos se tornam mais equilibrados e, com isso, somando os resultados, é possível alcançar mais rapidamente o ponto de equilíbrio do negócio. Para o franqueador da marca, é benéfico ter uma rede formada por diversos multifranqueados, pois além de contar com empreendedores experientes eles se tornam referências e fortalecem o relacionamento tanto com o franqueador quanto com a rede em si. A relação com o franqueador se torna mais madura com um relacionamento mais forte que beneficia a todos: empresários mais novos e mais velhos”, concluiu.
Descubra como você
pode ser um franqueado supera
e se torne um empreendedor de sucesso na sua região
Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional
ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informaçõesGostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
Newsletter -SUPERANews Franquia
Breve introdução ao Mercado de Franquias
Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!
E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!
Nenhum comentário para "Multifranqueados: conheça os empresários que reinvestiram no SUPERA"
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Preencha com seu comentário