ABRIR UMA FRANQUIA
Franquias: grandes marcas ou modelos inovadores?
Ao pesquisar sobre as franquias disponíveis no mercado, alguns empreendedores buscam por novidades, outros procuram marcas já consolidadas. Ambas opções possuem vantagens e desvantagens, você consegue colocar na balança e decidir o que é melhor para você?
Se observarmos o mercado de franquias ao longo dos anos, veremos que o surgimento de novas marcas ocorre em ondas. Você se lembra de quando começaram a surgir vários restaurantes orientais? E as escolas de idiomas? E ainda as redes de depilação?
Estes são os produtos da moda, comercializados por novas franquias. Pode parecer interessante e inovador, mas assim como a moda no vestuário ou na música, a tendência pode se dissipar muito rapidamente.
Vamos usar como exemplo a febre das franquias de sorvete de iogurte, que explodiu no país em 2010. Neste ano muita gente se animou com o produto e haviam 79 marcas fazendo basicamente a mesma coisa: frozen yogurt. Hoje, são apenas 17.
Viu por que é preciso pensar duas vezes antes de se deixar contagiar pela euforia de abrir uma franquia da moda? Muitas vezes falta experiência, a empresa ainda não tem maturidade suficiente e isso acaba gerando prejuízos para o franqueado – em termos de suporte, por exemplo – e reflete na parte financeira do negócio.
Outra verdade que tende a ficar escondida em tempos de excitação com um novo negócio é que quando muitas pessoas (no caso, franqueadores) tentam ganhar dinheiro com a mesma coisa, poucos vão se dar bem de verdade.
“O franqueador tem a missão de passar sua experiência nos negócios para o franqueado. Mas o que vemos hoje é uma enxurrada de empresários novatos e apressados”, diz o consultor de franquias Marcelo Cherto em entrevista para a revista Exame.
Ascensão do franchising no Brasil
O Brasil é um país que abriga muitas franquias. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o nosso território tupiniquim tem hoje 220 mil unidades espalhadas por todos os estados.
Esta ascensão foi impulsionada pelo aumento do poder aquisitivo da classe média. Antes, começar um novo negócio era algo quase restrito a ex-empresários. Hoje um enorme número de pessoas tem condições de juntar dinheiro para abrir uma franquia.
Algumas características do modelo de negócio justificam esta opção. Elas exigem menos investimento em treinamento, desenvolvimento de produtos e marketing, além de terem linhas de financiamento bancário mais favoráveis.
Com isso, o número de franqueadores também aumenta, dificultando o trabalho do empreendedor para decidir em que marca investir.
Claro que as franquias mais novas precisam de tempo para crescer, mas o mais provável é que muitas delas simplesmente fiquem pelo caminho.
Então… Como escolher a franquia certa?
Aí vai uma dica: segundo consultores ouvidos pela revista Exame, é preciso tomar cuidado com as franquias com menos de 50 unidades: elas têm pouca chance de sucesso a longo prazo. Já a Associação Brasileira de Franchising (ABF) diz que 74% das franquias no Brasil têm menos de 50 lojas, e apenas 13% são compostas por mais de 100 unidades.
Diante deste cenário, a dica mais valiosa é focar nestes 13%, que trazem boas expectativas. As marcas com mais de 100 unidades já são reconhecidas no mercado e provavelmente não se caracterizam como “franquias da moda”, eliminando os perigos de falta de maturidade do franqueador e concorrência com outras empresas produzindo o mesmo produto.
Ainda é possível encontrar franquias que representam uma novidade no mercado e, ao mesmo tempo, têm uma marca forte. Para avaliar, procure pelo histórico de sucesso do franqueador em seu setor.
Este também é um ponto importante: alguns segmentos são mais rentáveis que outros. A tendência do mercado está voltada para o bem-estar e educação. Isso se reflete no crescimento das franquias que oferecem produtos para a terceira idade ou alimentação saudável.
O fato é que abrir uma franquia demanda investimento e representa uma grande mudança na vida do empreendedor. É necessário pesquisar bastante e, principalmente, ter calma na hora de escolher uma marca. A pressa pode virar inimiga do sucesso. Seja cauteloso!
Descubra como você
pode ser um franqueado supera
e se torne um empreendedor de sucesso na sua região
Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional
ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informaçõesGostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
Newsletter -SUPERANews Franquia
Breve introdução ao Mercado de Franquias
Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!
E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!
Nenhum comentário para "ABRIR UMA FRANQUIA"
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Preencha com seu comentário