8 dicas para quem quer abrir uma franquia
O mercado de franquias é uma ótima opção para empresários e empresárias pouco experientes que buscam um modelo de negócio mais estável.
Isso porque nesse tipo de empreendimento investe-se em uma marca já consolidada no mercado e que lhe fornecerá todos os dados necessários sobre a rede, tornando você apto para decidir se esse é realmente o melhor investimento.
Existem também boas práticas e dicas essenciais que todo empresário deve saber se pretende abrir uma franquia. Por isso, no artigo de hoje separamos algumas dicas que podem ajudá-lo nesta difícil tarefa.
Neste conteúdo você verá 8 dicas para quem quer abrir uma franquia
- Escolha um mercado compatível com seu perfil;
- Tenha um bom planejamento econômico;
- Estude (e muito) a franquia;
- Observe o suporte ao franqueado;
- Verifique a avaliação dos consumidores;
- Selecione um time de colaboradores competentes;
- Saiba escolher o seu ponto.
Escolha um mercado que tenha o seu perfil
Essa é talvez uma das dicas mais importantes a serem seguidas.
É preciso ter em mente que você vai dedicar, se não o resto da vida, um bom tempo em seu novo negócio, esse será o motivo pelo qual você vai levantar da cama todos os dias e pelo qual se orgulhará.
Por isso salientamos a importância de investir em um ramo de negócio compatível ao seu perfil, cujos valores e visões de mundo correspondam aos seus.
Planejamento econômico
É muito comum empresários, sobretudo os iniciantes, acreditarem que seu investimento se baseia apenas no valor para adquirir a franquia, mas a verdade é que a aquisição de uma franquia envolve um conjunto de outros gastos, e é por isso que você deve planejar-se para arcar com esses custos, que envolvem, entre outras coisas
- Marketing local: A grande maioria das franqueadoras possuem diretrizes e modelos específicos de marketing para serem incorporados em suas redes. Mas isso não impede que reserve uma quantia extra para desenvolver um marketing local e garantir a estratégia e mensagem adequada para o público específico da localização da sua empresa.
- Taxa de franquia: Essa é a taxa de aquisição da franquia que você paga logo quando assina o contrato.
- Taxa de renovação de franquia: Essa taxa é cobrada após o fim da vigência do contrato. Alguns ramos empresariais costumam agregar essa taxa já com a taxa de aquisição de franquia.
- Taxa de royalties: Essa é uma taxa mensal que você terá de pagar ao franqueado e que beneficiará muito o seu negócio. Quer saber como? Clique aqui.
- Taxa de manutenção de equipamentos: Esse é um recurso que deve ser guardado para eventuais manutenções em aplicativos, softwares e equipamentos
Estudar a franquia
Mais importante que adquirir uma franquia é estudá-la.
Tire um tempo para fazer uma análise da lucratividade e qual o tempo médio de retorno financeiro, isso irá te ajudar inclusive na organização financeira, fazendo com que você entre no negócio mais bem preparado financeiramente.
Observe o suporte ao franqueado
Mesmo que você ou seu sócio possuam uma vasta experiência empresarial, quando um negócio enfrenta problemas no início é muito importante contar com o apoio da franqueadora.
Por isso, pesquise como é o sistema de suporte da franquia que você está pensando em adquirir. Uma boa dica é fazer contato com os franqueados já desligados da rede.
Você encontra essas e outras informações na Circular de Oferta de Franquia, que resguarda todos os franqueados em operação e ex-franqueados da rede nos últimos doze meses.
Faça uma análise da aceitação de mercado
Para que sua análise seja mesmo consistente, veja também o outro lado da moeda.
Busque nas redes sociais e outros canais onde a rede atua no relacionamento com o cliente e veja quais são as avaliações de seus futuros consumidores.
Lembre-se: o sucesso de uma franquia depende de um bom atendimento ao cliente.
Selecione bem os seus colaboradores
Mais importante que caminhar rumo ao sucesso, é escolher bem aqueles que o acompanharão durante essa jornada.
Para isso, contrate não só profissionais especializados em sua área, como também pessoas dispostas a aceitar qualquer desafio, que trabalhem bem em equipe e saiba relacionar-se com os consumidores (claro que isso não se aplica a todos os setores, mas nos quais essas habilidades forem essenciais, não economize tempo nos processos de recrutamento).
Atualmente muito se fala sobre a importância do profissional com habilidades socioemocionais bem desenvolvidas, essas pessoas podem impactar e muito nos resultados de sua empresa, já que sempre encontram soluções inovadoras para problemas, possuem bom raciocínio lógico e capacidade de lidar com mudanças constantes.
Escolha bem o seu ponto
Quase mais importante que a escolha de um negócio que se alinhe ao seu perfil é a escolha do local onde seu negócio será instalado. Muitos empresários checam com o franqueador qual é a média de aluguel para o estabelecimento e evitam preços abusivos.
Descubra como você
pode ser um franqueado supera
e se torne um empreendedor de sucesso na sua região
Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional
ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informaçõesGostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
Newsletter -SUPERANews Franquia
Breve introdução ao Mercado de Franquias
Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!
E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!
Nenhum comentário para "8 dicas para quem quer abrir uma franquia"
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Preencha com seu comentário