Franchising: conheça esse modelo de negócio
Antes de começar a empreender, é necessário entender quais são os modelos de negócio disponíveis no mercado para encontrar o modelo ideal para as suas necessidades e objetivos.
Neste conteúdo, te convido a conhecer um pouco mais sobre as franquias – ou franchising – e entender um pouco mais sobre:
- O que é franchising?
- Quais são as diferenças entre franchising e negócio próprio?
- Quais as vantagens de uma franquia?
Continue a leitura!
O que é franchising?
No Brasil, as franquias são amparadas pela Lei de Franquias (13.966/19). De acordo com a definição presente na legislação, as franquias são compreendidas por um
“sistema pelo qual um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento”
Ou seja, franchising ou franquia diz respeito ao modelo de negócio em que, em termos gerais, o empreendedor licencia uma marca, produto ou serviço, para obter os direitos de reprodução e distribuição de uma empresa que já existe no mercado.
Quais são as diferenças entre franchising e negócio próprio?
Você pode conferir um guia completo sobre franquias neste link. Aqui, vamos nos atentar às diferenças básicas entre o sistema de franchising e os negócios próprios.
Quando o empresário opta por investir em uma franquia, ele precisa saber que vai apostar suas fichas em uma empresa já consolidada no mercado, que possui uma determinada diretriz universal a ser seguida e, também, um nome competitivo no mercado em que ela atua.
Em outras palavras, é possível pontuar que abrir uma franquia oferece maior segurança para o empresário, visto que ele vai ter todo o aparato intelectual e operacional para se basear – por vezes, seguir – e isso pode oferecer mais segurança e menos riscos durante a execução do projeto.
É diferente do negócio próprio, que é iniciado por “conta e risco” do empreendedor. Quando um empreendedor abre um negócio, ele deve se estruturar com base em pesquisas de mercado, desenvolver estratégias específicas para penetrar no mercado e garantir que o público-alvo aceite a nova marca, produto ou serviço que será ofertado pela empresa.
Quais as vantagens de uma franquia?
O franqueador, que é a figura representada pela sede empresarial da marca, fica responsável por treinar e oferecer todo o amparo necessário para garantir que o franqueado possua as competências necessárias para conhecer e administrar o negócio.
Devido ao amparo oferecido pelas empresas franqueadoras, o segmento pode ser atrativo para os empreendedores que desejam investir em uma empresa.
Investir em uma franquia é uma tendência mercadológica que está se mostrando muito positiva para os novos empreendedores que querem apostar em negócios de forma a assumir menos riscos e garantir mais estabilidade, pelo menos é o que indicam os dados da Associação Brasileira de Franchising.
Descubra como você
pode ser um franqueado supera
e se torne um empreendedor de sucesso na sua região
Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional
ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informaçõesGostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
Newsletter -SUPERANews Franquia
Breve introdução ao Mercado de Franquias
Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!
E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!
Nenhum comentário para "Franchising: conheça esse modelo de negócio"
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Preencha com seu comentário