FRANQUIA DE SUCESSO
Conheça os termos do setor de franquias
O franchising está em amplo crescimento e tem sido pauta de muitos noticiários nos dias de hoje. Com isso, surgem alguns termos que você ainda não conhece. Se está interessado em ser dono de uma franquia de sucesso, confira agora o glossário do setor.
Aprofundar seu conhecimento sobre o mercado de maneira geral faz com que você se sinta mais seguro para escolher uma franquia de sucesso e empreender.
Franqueado: Esse “nome” se dá à pessoa que adquire o direito de operar um negócio (uma franquia de uma determinada marca) e se torna responsável por sua implantação, operação e gestão.
Franqueador: É a empresa que detém os direitos de uso da marca, do modelo de negócio e de toda a tecnologia envolvida. O franqueador seleciona os candidatos a serem franqueados e se relaciona com eles oferecendo uma estrutura de suporte.
Franquia: É o negócio de forma concreta! A franquia é gerida e operada pelo franqueado.
Taxa de franquia: É um montante em dinheiro pago ao franqueador para se tornar um franqueado da rede e ter acesso ao know how e uso da marca. O pagamento varia de acordo com a rede e normalmente é cobrado apenas uma vez, no início do contrato.
Investimento inicial: Este é o valor que você precisa ter imediatamente para começar o negócio. Inclui a reforma do ponto comercial (não o aluguel), equipamentos, suprimentos, licenças de negócios e capital de giro. Inclui a taxa de franquia.
Taxa de royalties: Esta taxa é paga periodicamente (normalmente uma vez por mês) ao franqueador. O valor depende da franquia: pode ser uma porcentagem das vendas ou uma taxa fixa. Serve para remunerar os serviços prestados pelo franqueador, como transferência de know how, benefícios e uso da marca e programas de suporte e treinamento.
Taxa de Publicidade: É cobrada dos franqueados para pagar o marketing feito pela rede, por meio de outdoors, anúncios e folhetos. Ela pode ser cobrada na forma de um percentual sobre o faturamento bruto, faturamento liquido ou valores fixos.
COF (Circular de Oferta de Franquia): É um documento muito importante e abrangente que estabelece direitos e obrigações de franqueados e franqueador. Deve ser entregue 10 dias antes da assinatura do contrato
Contrato de franquia: Este documento faz parte da COF. Ele irá reger a relação entre o franqueador e o franqueado determinando aspectos legais.
Minuta de Contrato – Documento que apresenta as normas do contrato de franquias. Geralmente, é enviado por email aos candidatos que entram em contato com a franqueador.
Termo de acordo: Outro documento importante. Este explicita o período de validade do seu contrato de franquia (que normalmente é de cinco a 20 anos). Se durante este tempo, você atuou bem como franqueado de uma rede, o franqueador permite a renovação do seu contrato mediante o pagamento de um percentual da taxa de franquia.
Unidade piloto: Trata-se de uma franquia própria do franqueador para colocar em prática os processos. É como uma “unidade modelo” que deve ser seguida pelo empreendedor que deseja ser dono de uma franquia de sucesso.
Financiamento: É uma operação financeira em que uma instituição fornece recursos para outra parte que está sendo financiada (a compra de uma franquia, no caso). É indicada para pessoas interessadas em investir que não possuem capital suficiente para iniciar o negócio. Hoje em dia existem linhas de crédito especiais para franquias.
Pay Back ou Retorno do Investimento – É o prazo necessário para o empreendedor ter retorno do capital investido na compra da franquia
Ponto de equilíbrio: É o momento em que o faturamento do negócio cobre todas as despesas fixas da unidade.
Perfil de candidato: Quando você está buscando por uma rede para investir, analisa bem todos os aspectos, certo? O franqueador faz “a mesma coisa” com o candidato à franquia. Ele também está interessado no sucesso do negócio e precisa se certificar de que você tem afinidade com o segmento, os produtos e etc.
Ficha de pré-qualificação: documento que o candidato á franquia deve preencher com seus dados pessoais, região de interesse para abrir a franquia e disponibilidade de capital para o investimento.
Entrevista: Reunião em que o franqueador analisa o perfil do candidato a compra da franquia
Expansão de rede: Este termo é usado para o aumento de unidades de uma determinada marca. A maioria dos franqueadores tem um departamento específico para isso, que atende as pessoas interessadas e explica como funciona cada detalhe da franquia antes da compra.
Mix de produtos: É a mistura de todos os produtos e serviços que a franquia oferece aos clientes
Território: Quando um empreendedor decide abrir uma franquia, tem definido no contrato o seu raio de atuação. A partir disso, nenhuma outra pessoa pode implantar uma unidade da mesma marca neste território. Esta área é definida para evitar o que chamam de negócio predatório.
Descubra como você
pode ser um franqueado supera
e se torne um empreendedor de sucesso na sua região
Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional
ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informaçõesGostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
Newsletter -SUPERANews Franquia
Breve introdução ao Mercado de Franquias
Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!
E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!
Nenhum comentário para "FRANQUIA DE SUCESSO"
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Preencha com seu comentário